Quem é o Prof. Valdir Godoy
O Professor Valdir Godoy é um gestor educacional com trajetória sólida e multifacetada, cuja atuação reúne planejamento estratégico, implantação de tecnologias, resultados mensuráveis e transformação institucional profunda.
Sendo um profissional com “vasta experiência em Gestão Educacional no tocante a Planejamento e busca de resultados, implantando e trabalhando com metas e objetivos estabelecidos e na criação de indicadores desses controles”, possuindo “vasta experiência no sistema e-MEC, atuando e dirigindo o setor de regulação institucional (Pesquisador Institucional)”.
Sua formação acadêmica adiciona suporte a essa trajetória, possuindo Doutorado em Administração Educativa e diversas especializações em direito educacional, gestão de sistemas de informação e gestão de instituições de ensino.
Em uma das etapas mais marcantes de sua carreira, esteve à frente de uma instituição de ensino superior (IES) durante aproximadamente seis anos, iniciando num cenário de cerca de 3.500 alunos e, sob sua liderança, transformando-a de 18 cursos em 2013 para 65 cursos de graduação em anos seguintes. No mesmo período, o número de alunos ascendeu para cerca de 13.500, com crescimento médio de ~13% ao ano na receita, faturamento aproximado de R$ 100 milhões ao ano.
Desta feita, conseguiu elevar o IGC (Índice Geral de Cursos) da instituição de 2,79 (nota 3) em 2013 para 3,46 (nota 4) em 2016, além de elevar três cursos da IES para nota 5 no ENADE.
Foi responsável pelo credenciamento da instituição para oferta de cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), com todas as suas ofertas e credenciamento atingindo nota 4.
Implantou um novo modelo acadêmico que trouxe ganhos qualitativos e quantitativos — reduziu a folha de professores, mas elevou o desempenho acadêmico, implementando tecnologias como adaptive learning, entre outras inovações.
O Prof. Valdir Godoy ganhou destaque por ser um “agente de mudança” no campo da gestão de instituições de ensino superior. Ele não apenas administra o “status quo”, mas reestrutura, transforma e monitora resultados por meio de indicadores, metas e tecnologias de gestão. Ele transita entre o acadêmico e o executivo, entre o planejamento estratégico e a execução prática — o que o torna uma ponte importante entre teoria e ação no universo educacional.
Além disso, sua atuação junto ao sistema regulatório (e-MEC) e à regulação institucional demonstra que ele compreende o ambiente legal, institucional e político da educação superior, não apenas o operacional. Esse duplo olhar – interno da IES e externo regulatório/institucional – amplia o alcance de sua atuação.
Desta maniera, podemos dizer que o Prof. Valdir Godoy é um gestor educacional estratégico, com foco em resultados, indicadores e transformação institucional. Ele combine:
-
Visão estratégica: planejamento, metas, indicadores.
-
Execução eficaz: implantação de tecnologias, expansão de cursos e alunos, aumento de faturamento.
-
Qualidade acadêmica: melhoria de IGC, notas ENADE, credenciamento EAD.
-
Inovação institucional: novos modelos acadêmicos, uso de adaptive learning, redução de custos com ganhos em qualidade.
-
Domínio institucional/regulatório: atuação junto ao sistema e-MEC, regulação institucional, programas de mestrado e projetos estratégicos.
