AULA TEORICA BASEADA NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
26-06-2012 02:04AULA TEÓRICA BASEADA NA METODOLOGIA DA
PROBLEMATIZAÇÃO
Kátia Cristina Salvi de Abreu, Valdir Alves Godoy, Paulo Renato
Calheiros, Jeiniffer Kerolym Souza Pereira
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, FACIMED, Rondônia
1. Objetivos
Possibilitar que os acadêmicos utilizem seu
conhecimento prévio para buscar, de forma
orientada, conhecimentos adicionais relativos
ao tema em estudo, por meio de pesquisas
bibliográficas, internet e livros, possibilitando
assim buscar a solução de problemas através
da integração das áreas básica e clínica. Uma
característica que diferencia esta abordagem
metodológica do ensino tradicional é o fato do
aprendizado se dar no ritmo do aluno, que
adquire não só conhecimentos, mas também
habilidades e competências para a tomada de
decisões em situações-problema.
2. Material e métodos
O conteúdo "Traumatismos dentários na
infância e na adolescência" é bastante
extensivo por abranger os diversos tipos de
traumatismos que acometem a dentição
decídua e permanente, os diferentes
tratamentos, as possíveis seqüelas e
acompanhamentos. Por ser um tema
complexo, a forma de ensinar foi elaborada em
uma aula teórica baseada na metodologia da
problematização, por ser uma técnica
didaticamente ativa. Através da exposição de
situações problemáticas aos acadêmicos para,
ao tentar solucioná-las, promover pesquisas e
revisões de conteúdos anteriores. Esta técnica
permitiu reflexão, promovendo um trabalho de
idéias, através do raciocínio.
Na implantação desta técnica, a seguinte
seqüência foi seguida: apresentação e
delimitação do problema, análise crítica e
classificação do problema, formulação de
hipóteses, análise crítica das hipóteses e sua
viabilidade, escolha da melhor solução
proposta. O conteúdo "Traumatismos dentários
na infância e na adolescência" foi ministrado
ensinando as causas, os critérios de análise e
diagnóstico, a forma de resolução e possíveis
seqüelas.
3. Resultados e Discussão
A técnica empregada foi aceita pelos
acadêmicos com participação efetiva. O
compromisso de abrir diversas
possibilidades no desafio de descobrir e
conhecer os diferentes traumatismos
dentários e os tipos de tratamentos,
favorecendo e estimulando esta
aprendizagem, lhes permitiram aprender a
aprender. A interpretação do conjunto das
avaliações dos acadêmicos revelou que
eles consideraram esta prática aplicada
muito interessante, foram capazes de fazer
associação de um conhecimento novo com
conhecimentos anteriores, através das
revisões de conteúdos e desenvolver
soluções para os problemas apresentados.
4. Conclusão
Esta metodologia de aprendizagem ativa
requer uma postura bastante diferente do
estudante em relação a requerida pelo
método de ensino tradicional. Pode gerar
dúvidas e conflitos que devem ser
prontamente atendidos. A Metodologia da
Problematização é uma alternativa
metodológica com imenso potencial
didático–pedagógico. Contribui para ajudar
a preparar o futuro profissional, para
enfrentar os desafios de uma sociedade
globalizada que passa por rápidas
transformações.
Referências Bibliográficas
ABREU, M.C.; MASETTO, M.T. O
professor universitário em aula. São Paulo:
MG associados, 1987.
ALVES, Nilda. Formação de professores:
Pensar e Fazer. 6º. ed. São Paulo: Cortez,
2001.
BERBEL,N.A.N. Metodologia da
problematização: experiências com
questões de ensino superior. Londrina:
UEL, 1998.
CONSOLARO, A. C. O ser professor.
Dental Press. 2000.
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