AULA TEORICA BASEADA NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO

26-06-2012 02:04

AULA TEÓRICA BASEADA NA METODOLOGIA DA

PROBLEMATIZAÇÃO

Kátia Cristina Salvi de Abreu, Valdir Alves Godoy, Paulo Renato

Calheiros, Jeiniffer Kerolym Souza Pereira

Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, FACIMED, Rondônia

1. Objetivos

Possibilitar que os acadêmicos utilizem seu

conhecimento prévio para buscar, de forma

orientada, conhecimentos adicionais relativos

ao tema em estudo, por meio de pesquisas

bibliográficas, internet e livros, possibilitando

assim buscar a solução de problemas através

da integração das áreas básica e clínica. Uma

característica que diferencia esta abordagem

metodológica do ensino tradicional é o fato do

aprendizado se dar no ritmo do aluno, que

adquire não só conhecimentos, mas também

habilidades e competências para a tomada de

decisões em situações-problema.

2. Material e métodos

O conteúdo "Traumatismos dentários na

infância e na adolescência" é bastante

extensivo por abranger os diversos tipos de

traumatismos que acometem a dentição

decídua e permanente, os diferentes

tratamentos, as possíveis seqüelas e

acompanhamentos. Por ser um tema

complexo, a forma de ensinar foi elaborada em

uma aula teórica baseada na metodologia da

problematização, por ser uma técnica

didaticamente ativa. Através da exposição de

situações problemáticas aos acadêmicos para,

ao tentar solucioná-las, promover pesquisas e

revisões de conteúdos anteriores. Esta técnica

permitiu reflexão, promovendo um trabalho de

idéias, através do raciocínio.

Na implantação desta técnica, a seguinte

seqüência foi seguida: apresentação e

delimitação do problema, análise crítica e

classificação do problema, formulação de

hipóteses, análise crítica das hipóteses e sua

viabilidade, escolha da melhor solução

proposta. O conteúdo "Traumatismos dentários

na infância e na adolescência" foi ministrado

ensinando as causas, os critérios de análise e

diagnóstico, a forma de resolução e possíveis

seqüelas.

3. Resultados e Discussão

A técnica empregada foi aceita pelos

acadêmicos com participação efetiva. O

compromisso de abrir diversas

possibilidades no desafio de descobrir e

conhecer os diferentes traumatismos

dentários e os tipos de tratamentos,

favorecendo e estimulando esta

aprendizagem, lhes permitiram aprender a

aprender. A interpretação do conjunto das

avaliações dos acadêmicos revelou que

eles consideraram esta prática aplicada

muito interessante, foram capazes de fazer

associação de um conhecimento novo com

conhecimentos anteriores, através das

revisões de conteúdos e desenvolver

soluções para os problemas apresentados.

4. Conclusão

Esta metodologia de aprendizagem ativa

requer uma postura bastante diferente do

estudante em relação a requerida pelo

método de ensino tradicional. Pode gerar

dúvidas e conflitos que devem ser

prontamente atendidos. A Metodologia da

Problematização é uma alternativa

metodológica com imenso potencial

didático–pedagógico. Contribui para ajudar

a preparar o futuro profissional, para

enfrentar os desafios de uma sociedade

globalizada que passa por rápidas

transformações.

Referências Bibliográficas

ABREU, M.C.; MASETTO, M.T. O

professor universitário em aula. São Paulo:

MG associados, 1987.

ALVES, Nilda. Formação de professores:

Pensar e Fazer. 6º. ed. São Paulo: Cortez,

2001.

BERBEL,N.A.N. Metodologia da

problematização: experiências com

questões de ensino superior. Londrina:

UEL, 1998.

CONSOLARO, A. C. O ser professor.

Dental Press. 2000.

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